Tá passando por um momento difícil no trabalho? Talvez uma crise, pressão, cobranças em excesso? Talvez pensamentos estejam começando
a aparecer na sua cabeça, como jogar tudo pro alto, mandar alguém praquele lugar, etc. O papo de hoje é sobre Resiliência, pra quem não sabe é a habilidade de atravessar adversidades mantendo ou recuperando rapidamente o estado de bem estar.
O Preço da Fragilidade no Mundo Corporativo
Vamos começar com uma dose de realidade: a falta de resiliência no ambiente de trabalho pode custar caro. E quando digo caro, não estou falando apenas de dinheiro, mas de oportunidades perdidas, crescimento pessoal estagnado, e em alguns casos, até mesmo da sua reputação.
Imagine, por um momento, um profissional brilhante, com vasto conhecimento, mas que diante de uma situação difícil perde a compostura ou desconta em sua equipe. Isso mesmo a falta de resiliência pode custar relacionamentos, seu emprego ou até sua carreira.
A Lição de David Goggins
Agora, deixa eu te contar a história de alguém que virou o jogo da resiliência: David Goggins. Esse cara é um monstro. Para quem não conhece, Goggins é um ex Navy Seal (Forças Especiais da Marinha Americana) que se transformou em um atleta de ultramaratona e recordista mundial de flexões na barra.
Antes de se tornar um atleta de elite, Goggins enfrentou uma infância traumática, obesidade, racismo, abusos por parte do pai e uma série de outros desafios que poderiam facilmente quebrar o espírito de qualquer um.
No seu livro “Nada pode me ferir” (isso mesmo, ele tambem é escritor e palestrante), ele conta em detalhes como mesmo em circuntâncias desfavoráveis, superou treinamentos em condições extremas. Ele também participou e ganhou algumas das provas de resistência mais difíceis do mundo e quebrou um recorde mundial, ele fala muito sobre a gente buscar ser incomum entre os incomuns.
Separei aqui alguns dos ensinamentos do livro pra te inspirar e talvez te ajudar a passar pelos seu momento difícil no trabalho:
Motivação Não é Suficiente
Você nao precisa estar motivado pra fazer o seu trabalho. Goggins argumenta que a motivação pode ser efêmera e inconstante. O que realmente impulsiona é a disciplina e o comprometimento com o trabalho árduo diário, mesmo quando não estamos motivados. Isso tambem serve caso você seja necessária alguma mudança na situação, não espere motivação para agir, aja com base na disciplina e responsabilidade.
Regra dos 40%
Um dos insights mais famosos de Goggins, a Regra dos 40% sugere que, quando nossa mente nos diz que estamos exaustos, na verdade só usamos cerca de 40% de nossa capacidade total. Ainda temos 60% de reserva para explorar e utilizar.
Isso pode parecer insano, mas vindo de um ultramaratonista e recordista mundial que testou isso varias vezes na prática, podemos dar um crédito.
O Pote de Cookies
Lembra na casa da sua avó que na cozinha sempre tinha um pote de biscoitos que você podia pegar quando quisesse, Goggins usa essa metáfora para descrever um método de lembrar a si mesmo de todos os obstáculos já superados no passado.
Isso serve como motivação para enfrentar novos desafios. Sempre que você sentir que tá dificil de continuar, busque na memoria um “biscoito”, uma lembrança boa que fez você chegar onde está hoje.
A Tabela de Responsabilidade do Espelho
Goggins aconselha a gente a parar na frente do espelho por alguns minutos todos os dias quando acordar ou antes de dormir e fazer uma avaliação de metas e progresso, literalmente escrevendo seus objetivos no espelho para se manter responsável e focado.
“Não pare quando estiver cansado. Pare quando tiver terminado.”
Uma frase que ficou na minha cabeça até hoje, praticamente um mantra pra colar na tela do computador sobre perseverança e a importância de completar suas metas, independentemente do cansaço.
“Você é responsável por exatamente quem, o que e onde você é na vida.”
Ele prega muito a questão da autorresponsabilidade, sim a gente sabe que há muita desigualdade no mundo, mas quanto antes você parar de reclamar e começar a se mover, mais cedo chegará na linha de chegada.
“A dor é uma sensação. O sofrimento é uma escolha.”
Pra finalizar ele fala sobre dor e sofrimento, as pessoas que evitam dor e desconforto ficam estagnadas, atravessar momentos de dor e sofrimento é essencial para o crescimento pessoal.
Já permanecer em um estado de sofrimento por muito tempo é uma escolha, é como se o sofrimento fosse testes que você faz pra se graduar na vida.
Espero que esses insights tenham te ajudado a passar pelos seus desafios no trabalho ou pelo menos rendido uma boa leitura.
Caso sua situação seja um pouco mais complexa, busque ajuda de um consultor de carreira, nós temos as ferramentas para oferecer o suporte que você precisa. Clique aqui para agendar uma conversa.